O Curso

Curso de Voo Livre - Categoria Asa Delta

- Vôos duplos de instrução:

- Aulas teóricas.

- Aulas práticas.

Primeiro vôo duplo de instrução - familiarização com as condições de vôo.
Simulação de decolagem (no solo).
Simulação de pouso (no solo).

Segundo vôo duplo com pilotagem do aluno (lift, térmicas, rotores, manobras).

Preço do curso : Entre em contato!!!

As aulas são ministradas por Instrutor credenciado ABVL e CSCVL.

Experiência de 15 anos .

O Curso:

Durante o curso, o instrutor (credenciado pela Associação de Vôo Livre Local) ensina aos alunos como se monta e desmonta uma asa delta, os itens que se deve checar nos equipamentos antes de um vôo, meteorologia aplicada ao vôo e lógico, a voar. O aprendizado começa com o aluno segurando a asa nas costas e correndo com ela nivelada (tudo isso no chão, sem desnível na corrida), depois se vai subindo uma colina aos poucos e fazendo a mesma corrida, o pé vai saindo do chão até que se está no topo da colina (geralmente essas colinas tem em torno de 30 m de altura, com pouca inclinação).

Depois se aprende a voar na posição deitado (chamamos capotado). No fim do curso (formatura) decola-se de uma montanha (bem mais alta) com o instrutor passando as instruções, pelo rádio transmissor, e quando se fizer necessário alguma interferência quanto ao comando de asa, o instrutor entra em ação, dando as dicas de curva para um lado, para o outro, hora de acelerar, frear, etc. As situações de maior risco para o vôo livre são aquelas quando estamos próximos do solo, ou seja, decolagem e pouso. Portanto ao aprender a decolar e pousar com segurança podemos dizer que o aluno aprendeu a voar. Depois de alguns vôos monitorados o aluno normalmente esta apto a voar solo (por si mesmo).

É muito importante na fase do curso, aprender meteorologia aplicada ao vôo livre, técnicas de aproximação para pouso, regras de tráfego aéreo, etc. Aprender a voar mesmo, só depois de algumas horas de vôo. O curso ensina basicamente ao piloto decolar e pousar com segurança.

O Equipamento:

As asas de iniciantes (pano simples) são diferentes das asas de competição (pano duplo). Para aprender necessita-se de uma asa lenta e de fácil comando, para competição utiliza-se uma asa de alta performance e velocidade.

As asas possuem diversos modelos e tamanhos. O que define o tamanho de sua asa é o peso do piloto (não o seu tamanho). Quanto mais pesado o piloto, maior deverá ser a asa. Isso se aplica as asas de iniciantes e de competição. Um piloto pesado em uma asa pequena vai voar rápido, não tendo bom rendimento em ascendentes fracas e chegando no pouso muito rápido, dificultando a finalização do pouso. Já um piloto leve em asa grande, vai voar lento, fazendo mais força para fazer curvas, quando voar em contravento forte, possivelmente vai ficar "parado".

Alem da asa delta, ao final do curso, o aluno tambem deverá adquirir seu cinto de voo, capacete e paraquedas reserva.